quarta-feira, 11 de março de 2015

Músicas que empoderam - Alix Olson : A Boca de Eva



Eve’s Mouth 




A boca de Eva dói de tanto segurar o riso 

Por uma piada que algum acadêmico fez 

Sobre ela ser a metade de alguém, 

Foi uma piada, uma mentira, um exagero, uma farsa 

E agora todos acreditam que eu vim da costela dele! 

Ela grita com todas as suas forças: 
Eu sou inteira! Sou corpo, coração, mente, alma. 



Bem, a Rainha Vitória deu conselhos a sua filha 

Pois a filha estremeceu em sua noite de casamento 

A Rainha Vitória disse a sua filha 

“Apenas não se mexa e pense no Império” 

E o marido, apesar de gentil e brando 

Nunca parou para pensar por que ela nunca sorria. 


Chapeuzinho Vermelho andava pela estrada afora 

Carregando os doces, 

ela pensou “Eles vão estragar” 

Então ela comeu todos e foi assim 

Depois vomitou tudo por medo de engordar 

Porque até a Chapeuzinho lê revistas 
Daquelas que publicam dietas para pré-adolescentes 



Também tem a Cinderela, sossegada em casa 

Se sentindo feliz por estar sozinha 

Está brincando com os camundongos e cantando com os pássaros e eles são os únicos que a ouviram dizer isto. 

Ela disse “Vou entrar nessa abóbora. Fazer tudo certo, chorar e perder meu sapato, dar chilique à meia-noite. 

Mas há uma coisa da qual o príncipe pode não gostar 

É da Fada-madrinha que estou a fim, 
Eu sou sapatão!” 



Ela grita com todas as suas forças: 

Eu sou inteira! Sou corpo, coração, mente, alma. 

Ela grita com todas as suas forças: 

Eu sou inteira! Sou corpo, coração, mente, alma. 



E a Branca de Neve, uma mulher muito prendada, ela limpa, cozinha e cuida de anões. Um dia eu lhe disse: “Branca de Neve, volte para a escola” 

Ela disse: “Não, não posso, me sentiria uma tola. Sabe, é difícil para nós mulheres tentarmos ser nós mesmas, nós passamos a vida inteira cuidando de duendinhos” 



Também temos a Rapunzel, sossegada na torre, esperando pelo belo príncipe, 

Foi-lhe tirada toda sua força... 

Um belo dia, finalmente, o príncipe apareceu 

Gritou para Rapunzel “Ei, garota, deixe cair!” 

Mas nossa querida Rapunzel não pôde ser avistada; 

Sim, nossa querida Rapunzel havia aprendido algo muito legal 
“Todo aquele tempo sozinha me ensinou como lidar com a situação 
Então eu raspei a cabeça e fiz uma corda!” 



Helena, de Tróia, dizem que foi a causa de uma guerra 

Por causa do tamanho de sua saia e do formato de seus lábios 

E quando aquele bardo velho colocou disse que a culpa era dela 

Pela violação de uma nação 

Lugar errado. Hora errada. 

Helena simplesmente murmurou “A história é nosso teste. 
Vejam as entrelinhas, garotas, leiam além do texto” 



Ela grita com todas as suas forças: 

Eu sou inteira! Sou corpo, coração, mente, alma. 

Ela grita com todas as suas forças: 

Eu sou inteira! Sou corpo, coração, mente, alma. 

Ela grita. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário